quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

UNIDOS PRA LUTAR no X CONCONDSEF

No início de dezembro, servidores públicos federais de todo país, reuniram em Brasília para o X Congresso da Condsef. O SINTSEP-PA impulsionou a tese UNIDOS PRA LUTAR, que agregou delegados do DF, RJ, AP, TO, MA e CE. Ao mesmo tempo em que conquistou simpatias até mesmo de delegados de outras chapas como SP.

A UNIDOS “surgiu no Congresso como uma alternativa de direção para a Confederação, visando superar o atrelamento em relação ao governo Lula. Nosso grande objetivo é enfrentar o pacote de arrocho salarial anunciado pela equipe do governo Dilma”, destaca Neide Solimões que compôs a última executiva da CONDSEF. Um dos passos nesse sentido “seria que a CONDSEF apresentasse um calendário de lutas na próxima reunião da CNESF (Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais), que ocorrerá no dia 26 de janeiro em Brasília”, completa Cedicio Vasconcellos do SINTSEP-PA.

Durante o evento a UNIDOS propagandeou a luta de aposentados e intoxicados, sendo fundamental para a realização da plenária nacional dos intoxicados com a presença de 100 pessoas. Além disso, exibimos um vídeo sobre o tema em plenário e repassamos documentários dessa luta para sindicatos de todo país.

Uma novidade introduzida pela UNIDOS foi a campanha “Diretas Já”, propondo a eleição direta para a diretoria da CONDSEF, como já ocorre em outros sindicatos nacionais. Esse tema será novamente debatido na plenária estatutária da Confederação.

Na plenária final inscreveram-se 4 chapas. A Chapa 1 “Frente para uma Condsef autônoma e classista”, composta em sua maioria pelo grupo da atual direção majoritária denominado de Independentes, obteve 808 votos (50,79%). A Chapa 3 "Para vencer: Renovação, unidade e luta", impulsionada pela Articulação do PT, obteve 635 votos (39,91%). A Chapa 2 "Mudança na Condsef", da UNIDOS PRA LUTAR, contou com 120 votos (7,54%). A Chapa 4 "Renovação com lutas - Unidade da categoria", da CSP-CONLUTAS, com 28 votos (1,76%). Essa última não obteve percentual para compor a diretoria.

Um dos saldos mais positivos para a UNIDOS PRA LUTAR é que o coletivo se manteve na diretoria da CONDSEF e ainda logrou peso para continuar na executiva da Confederação. Em janeiro um jornal da Unidos será distribuído nas principais bases do país apresentando nossas propostas para a luta dos servidores em 2011.

Confira os documentos apresentados no Congresso pela UNIDOS:

http://issuu.com/juliomiragaia/docs/unidos_condsef_1_ (Manifesto da UNIDOS)
http://issuu.com/juliomiragaia/docs/panf_intoxicados_concondsef (Intoxicados)
http://issuu.com/juliomiragaia/docs/panfleto_aposentados_concondsef (Aposentados)

Nenhum comentário: