quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PARÁ: Todo apoio à greve da construção civil!

Nos últimos dias, a região metropolitana de Belém presenciou a poderosa greve da construção civil. A luta faz parte de um processo que começou no primeiro semestre, na rebelião de Jirau e nas greves nos canteiros de vários estados. Movimento que continuou quando os peões cruzaram os braços nas obras dos estádios da copa do mundo, em MG e RJ.

Como em anos anteriores, o governo do Estado, hoje comandado por Jatene do PSDB, criminalizou o movimento destacando a tropa de choque, o canil e a cavalaria para defender os patrões. Repetem-se cenas, que se tornaram cotidianas, da polícia criminalizando os trabalhadores e o povo pobre das periferias. Novamente a ROTAM atuou contra operários que exerciam seu legitimo direito de protestar contra baixos salários e péssimas condições de trabalho. Além disso, a justiça proibiu os piquetes em frente aos canteiros, impondo pesada multa ao sindicato da categoria, caso descumpra a decisão.

No entanto, quem deveria prestar contas à polícia e à justiça é a patronal do ramo, responsável pela morte de 9 operários nas obras do Pará. Tudo para manter a expansão de casas de luxo e condomínios para os ricos, enquanto os trabalhadores moram em cubículos nas baixadas, sem acesso a nenhuma infra-estrutura

Os próximos dias são decisivos para a greve. São determinantes para a luta de classes em nosso estado. A patronal, Jatene e a justiça querem derrotar o movimento. Todos os sindicatos classistas, todos os partidos de esquerda, todos os operários conscientes devem se esforçar para que a greve triunfe.

Estamos à disposição da categoria e do sindicato da construção civil, para impulsionar as decisões da assembléia geral e do comando de greve, visando à derrota dos patrões e a vitória de nossa classe.

Pelo atendimento de todas as reivindicações!

Contra a criminalização da greve e do sindicato da construção civil!
Em defesa da democracia operária! Contra a interferência do Estado nas greves!
Pelo fim da ROTAM!

UNIDOS PRA LUTAR – SINTSEP – SINTRAM

Nenhum comentário: