sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Todo o apoio à luta dos trabalhadores da educação do estado de Goiás

No dia 15 de dezembro de 2011, a educação no nosso estado sofreu um duro golpe promovido pelo governador do estado Marconi Perillo e seu assecla Thiago Peixoto. Com o argumento de cumprir a “Lei do Piso”, rasgaram o plano de carreira dos educadores e a LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação). Acabaram com a gratificação de titularidade (pós-graduação) incorporando o seu valor ao vencimento, mestres e doutores também sofreram com o desrespeito do governador, o profissional com o título de mestre recebia 40% de gratificação enquanto que o doutor 50%, com a mudança esses trabalhadores passaram a receber respectivamente 10% e 20%, o efeito imediato será a fuga desses profissionais do serviço público, levando a uma enorme perda na qualidade de ensino para os nossos filhos e filhas.

A realidade de nossas escolas estaduais é a do fechamento de laboratórios e das bibliotecas e o do desrespeito à autonomia em relação à “nova matriz curricular”, tornando disciplinas como Filosofia e Sociologia semestrais, levando os profissionais dessas áreas a procurar outras escolas ao final de cada semestre, outros componentes, não menos importantes, como Língua Estrangeira, Arte e Educação Física poderão vir a se tornar opcionais.

Com o objetivo claro de dividir a categoria, jogando professor contra professor, ilude os recém concursados, e o PI (nível médio e magistério) afirmando agora pagar piso, o que a imprensa não diz é que para que esses profissionais fossem contemplados no total aproximado de 923, cerca de 28 mil tiveram sua qualificação jogada no lixo. A categoria não quer “meritocracia” traduzida em bônus, quer o cumprimento integral da lei nacional do piso, mantendo as conquistas do plano de carreira e o estímulo a qualificação.

A greve iniciada dia 02 de fevereiro cresce a cada dia, se fortalece e mostra ao governador todo o descontentamento dos educadores em relação ao seu “Pacto pelo DESMONTE da Educação”.

O Partido Socialismo e Liberdade apóia a greve e conclama toda a sociedade a lutar:
* Pela revogação imediata do projeto de lei estadual que destruiu a LDB e o Plano de Carreira dos educadores.

* Pela aceleração das reformas já iniciadas ou em andamento nas escolas.

* Pelo respeito à autonomia da Comunidade Escolar em relação à Matriz Curricular.

* Pelo incremento no quadro de professores iniciando imediatamente a convocação de TODOS os concursados, colocando ponto final ao cabide de empregos apelidado de processo simplificado responsável por cerca de 12 mil contratos.
Para saber mais acesse:
Mobilizacaoprofessoresgo.blogspot.com. ou

Frederico Frazão é professor de História e membro do grupo mobilização dos professores de Goiás.

Nenhum comentário: