sexta-feira, 9 de março de 2012

CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DAS LIDERANÇAS DE TIPNIS/BOLIVIA


O Presidente da Bolívia, Evo Morales e o Ministério Público boliviano, estão  processando judicialmente vinte e quatro ( 24)  lideranças que participaram da VIII Marcha de TIPNIS, acusando-os de “tentativa de homicídio e lesões graves” ao chanceler David Choquehuanca.

Nós, da organização sindical brasileira, UNIDOS PRA LUTAR, que estivemos  representados na VIII Marcha Indígena em Defesa de TIPNIS, entendemos que essas lideranças estão sendo perseguidas politicamente pois os processados são os principais dirigentes e deputados das organizações indígenas e defensores dos direitos humanos.  

Rechaçamos o processo judicial que se baseia em falsas acusações e que tem a finalidade de criminalizar o direito de protestar do movimento indígena que luta contra a construção de uma estrada que cortará a Reserva Indígena TIPNIS. Estrada que por sinal esta sendo construída pela construtora brasileira OAS – financiadora das campanhas do PT – com dinheiro publico brasileiro através do BNDES.

O governo  Evo Morales e o Ministerio Público boliviano deveriam penalizar os autores da violenta e covarde repressão, mandado-os para a cadeia pelos crimes de sequestro, tortura e agressão física e verbal aos milhares de participantes da VIII Marcha em defesa de TIPNIS.

Nos solidarizamos com a luta dos indígenas de TIPNIS e com suas lideranças que, após terem sofrido a agressão policial durante a VIII marcha, estão sendo criminalizados.

Lutar por direito não é crime!
Pelo fim dos processos judiciais contra as lideranças de TIPNIS!
UNIDOS PRA LUTAR – BRASIL – 9 DE MARÇO DE 2012

Nenhum comentário: