terça-feira, 3 de abril de 2012

Repúdio a decisão da justiça que criminaliza e impede o Movimento Xingu Vivo de apoiar a greve de Belo Monte


Estão querendo impedir os movimentos sociais de apoiar a greve em Belo Monte. Querem também calar a única voz que vem realizando a cobertura da mobilização, o jornalista do Xingu Vivo, Ruy Sposati.

Neide Solimões, do SINTSEP-PA e da Unidos Pra Lutar, chegou na manhã dessa terça-feira, 03/04 em Altamira para acompanhar e apoiar a greve dos trabalhadores do canteiro de Belo Monte, paralisado há 6 dias.

A sindicalista informa que o juiz Wander Luís Bernardo, de Altamira, deu liminar ontem, 02/04, ao consórcio Belo Monte para impedir que lideranças de Altamira dêem apoio à greve dos trabalhadores da construção da usina no Xingu. A liminar é dirigida aos 4 integrantes do Xingu Vivo Antônia Melo, Mônica Brito, Lázaro Verçosa e Ruy Sposati.

Com multas diárias de R$ 5 mil e que podem chegar a até R$ 100 mil reais, a decisão significa uma afronta a liberdade de organização dos movimentos sociais e tenta inviabilizar que haja solidariedade de classe aos trabalhadores.

Com a decisão, a cobertura do dia-a-dia da greve pelo Movimento Xingu Vivo, que vinha ocorrendo através de Ruy, é censurada com o claro objetivo de impedir a população de ter acesso ao que se passa dentro dos canteiros.

A Unidos Pra Lutar faz um chamado aos movimentos sociais que cubram de solidariedade a greve nesse momento porque o objetivo do governo, do consórcio e justiça é justamente acabar com o heróica mobilização dos operários com todas as movimentações possíveis. Está em jogo o direito de manifestação, de autonomia dos movimentos sociais e de prestarmos solidariedade de classe. Chamamos também os jornalistas e o sindicato da categoria no Pará, o SINJOR a se somar a essa luta em defesa da liberdade de imprensa. Estamos colocando a disposição do movimento Xingu Vivo a assessoria jurídica do SINTSEP-PA (Sindicato dos Servidores Federais) para recorrer dessa decisão arbitrária.

Unidos Pra Lutar (Associação Nacional de Sindicatos)
SINTSEP-PA (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado do Pará)
SINTRAM (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Ananindeua e Marituba)
DCE UNAMA
Juventude Vamos à Luta 

Nenhum comentário: